JOGOS EM DIRECTO INTER REGIÕES

NAS GRANDES BATALHAS DA VIDA , O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA É O DESEJO DE VENCER

ENTREVISTA AO SRº RUI RODRIGUES







2ª Entrevista

1- Boa tarde Rui Rodrigues, como se deu o seu ingresso no comité de Hóquei em Patins da A.P.L. e mais concretamente como Coordenador deste novo projecto da “Detecção de Talentos”?


R.R.: Em primeiro lugar queria apresentar os meus cumprimentos, as pessoas que criaram e desenvolveram este Blog, contribuindo assim para a difusão do Hóquei Patins em geral e da selecção distrital e das selecções Zonais em particular. Respondendo em concreto a vossa pergunta, fui convidado pela direcção da APL para coordenar o projecto “Detecção de Talentos” 2009/10. O projecto foi-me explicado e, quase de imediato o abracei. Foi um projecto em que tive um orgulho enorme em participar e que me regozijo do sucesso que teve.


2- Quais as maiores dificuldades que tem vindo a sentir no desempenho desta função?

R.R: As maiores dificuldades foram encontrar pavilhões e horários disponíveis para as diversas selecções Zonais treinarem. O Hóquei patins como modalidade de pavilhão que é, tem actualmente a concorrência forte, de outras modalidades como o Basquetebol, o Futebol Salão etc.



3- Qual o acolhimento e impacto que este projecto teve junto dos clubes e demais organismos ligados á modalidade?

R.R.: O acolhimento e impacto entre os clubes foram díspares. Houve clubes que receberam este projecto com entusiasmo. Elogiaram o projecto, consideram-no uma boa ideia, bem estruturado, bons propósitos.Com o decorrer do projecto mostraram-se orgulhosos de verem os seus atletas a treinarem semana após semana, nas diversas selecções Zonais. Entenderam que o projecto Detecção de Talentos, promove os seus atletas, as suas escolas de formação, e era a forma mais correcta de serem escolhidos 10 atletas para estarem presentes nos “Novos Talentos” em Março. Outros, muito poucos, demonstraram desconhecimento e indiferença pelo projecto.



Fora de Lisboa, tenho conhecimento, que este projecto foi seguido por outras associações de patinagem do país e, que há quem equacione fazer algo de parecido em outras regiões do país.


4- Sendo este um projecto novo, tem com certeza arestas a limar.

Pode-nos adiantar, se irão ser feitas algumas alterações para a próxima época e em caso afirmativo, gostaríamos que nos adiantasse algumas.

R.R.: Embora o balanço do projecto da “detecção de talentos 2009-10” seja muito positivo, há sempre aspectos a melhorar. Existem ideias novas, muitas delas sugeridas pelos treinadores e dirigentes que acompanharam as diversas selecções zonais. No entanto gostaria, de não as revelar porque carecem de reflexão e ainda não foram discutidas com a direcção da APL. A seu tempo serão divulgadas.


5- Quais eram á partida os principais objectivos traçados?

R.R.: Os objectivos deste projecto constam do documento apresentado pela APL aos clubes e passo a enumerar:



a) Observação com maior regularidade dos atletas dos clubes da Associação de Patinagem de Lisboa nos escalões de Infantis e iniciados”

b)Criar um sistema de avaliação dos atletas, tendo em vista a sua evolução pelos vários escalões.

c)Criar uma base de análise e observação mais rigorosa dos vários atletas dos clubes da nossa associação tendo em vista a integração nos Jovens Talentos, Selecção distrital, na perspectiva de alimentar as Selecções Nacionais.

d)Criar condições para se actuar na área da formação do nosso distrito ao introduzir o estudo da modalidade em perspectivas mais científicas em termos físicos (analise antropométrica) e técnico-táctico.

e) Realização de um trabalho de comunicação, inter-ajuda e relação frequente com Clubes, treinadores, Atletas, de modo a dotar os nossos clubes e a APL de mais e melhores atletas na modalidade de Hóquei Patins.

f)Elevar o nível competitivo dos nossos jogadores, de forma a competir mais fortemente em momentos cruciais das provas, quer nos clubes, quer nas selecções.

g)Realização de encontros Inter-Zonas de Lisboa (Cascais, Centro, Oeste, Sintra), que envolvam acções praticas e teóricas dirigidas aos atletas.

h)Reuniões de treinadores para análise das competições realizadas aspectos importantes para o desenvolvimento dos atletas e da modalidade.


6- Foram todos alcançados?

R.R.: Efectivamente, nem todos foram alcançados. Alguns dos objectivos enumerados precisavam que o projecto tivesse sucesso, ganha-se credibilidade e legitimidade. Tal aconteceu. Julgo que estão reunidas as condições para que no futuro todos o objectivos possam ser concretizados. Nomeadamente os referidos na alínea h.


7- No rescaldo deste “1º Inter-Zonas” que foi o epílogo deste ano de lançamento do projecto, qual o balanço que faz?


R.R.: O torneio final que foi o 1ª inter-zonas foi, não só o epílogo do projecto, mas também o seu clímax, se é permitida a expressão.

Os jogos foram bem disputados, os resultados mais ou menos equilibrados, o ambiente no rinque, nos balneários e nas bancadas, quase repletas, foi de festa.

A sessão de encerramento, foi simples mas não deixou de ser organizada e emocionante. Foram ruidosos os aplausos para os atletas eleitos para os dez ideais, revelando um clima de festa, onde o publico aplaudiu os atletas independentemente da zona que representou e o clube que joga. Neste fim-de-semana o clube foi o Hóquei Patins. os jovens atletas de Lisboa

Jamais esquecerei, que no dia 30 Janeiro sábado num jogo entre selecções femininas a G.r. da selecção do Oeste lesionou-se durante o jogo, e foi substituída, com um grande ânimo pela G.r. da selecção de Cascais.

E, relembrarei sempre, alguns pais e mães mais emocionados, que não conseguiram suster uma lágrima ou outra aquando da revelação dos dez ideais.


8- Tendo o hóquei cada vez menos visibilidade em termos de opinião pública, será por certo cada vez mais difícil cativar os jovens para a modalidade. Existem no seio da Associação mais iniciativas preparadas para combater esta situação?

R.R.: É certo que o hóquei patins tem na comunicação social uma reduzida visibilidade. No entanto, este problema é extensível a outras modalidades de pavilhão, a verdade é que vivemos num país virado para o futebol. Nos últimos anos a sociedade portuguesa tem também sofrido transformações. Alteraram-se hábitos, comportamentos e valores que afastaram o público dos pavilhões desportivos e dos jogos de Hóquei Patins. Como consequência os jornais as rádios e as estações televisivas afastaram-se também.

Pessoalmente recuso-me a baixar os braços e aceitar esta evidência e julgo que esta atitude é partilhada pela direcção da APL.A comprovar estas minhas palavras, foi criado no seio da APL um departamento de marketing que com certeza irá contribuir para ajudar a promover e a desenvolver a modalidade em Lisboa e não só.

Outra iniciativa da APL relaciona-se com o Hóquei Patins feminino. Ainda este ano, serão promovidos treinos/jogos que permitam às atletas nascidas em 1995 e 1996 continuar em actividade, evitando desistências.



Ao nível dos clubes, acredito que haverá também pessoas que acreditam no futuro da modalidade e que estão dispostas a trabalhar por ela. Esta atitude, tem levado a que o número de praticantes de Hóquei Patins, em Lisboa, tenha aumentado nos últimos anos, a que também, não será alheio o reaparecimento, na modalidade, do S.C.P e do S.L.B.



Acredito convictamente que é possível ao Hóquei Patins voltar a ter projecção de outros tempos. Certamente a receita não poderá ser a de outrora.

Acredito que com a aplicação de princípios de gestão empresarial, com uma postura agressiva de Promoção e de Comunicação, dirigentes capazes, dedicados, conhecedores da modalidade, e conhecedores da realidade do seu clube. Seja possível “arrancar” as pessoas dos centros comerciais, retira-las de casa, do sofá, enfim levá-las aos pavilhões para assistir a jogos de Hóquei Patins.



Sobre a promoção e informação da modalidade, gostaria ainda de enaltecer a importância e o mérito que têm projectos como a P.A TV, a TV Amadora, bem como, os diversos Blogs e sites que proliferam pela internet. Quem não tem cão caça com gato, diz o povo, mas sem dúvida, que estes meios informam, promovem e divulgam a modalidade. Devem ser acarinhados e reconhecida a sua importância.

De enaltecer, também o canal Benfica, onde a modalidade tem sido acarinhada, com enumeras transmissões televisivas.



Agradecendo desde já a sua disponibilidade para esta agradável conversa, deixamos-lhe aqui a oportunidade de poder transmitir aos nossos leitores algo que tenha ficado por dizer?



R.R. Aproveitando a vossa oportunidade e em jeito de balanço, quero agradecer publicamente a todos os treinadores e dirigentes que estiveram no projecto detecção de talentos 2009/10. Foram homens e mulheres empenhados, dedicados, competentes e disponíveis. Contribuíram activamente para o sucesso do projecto.

Estiveram em 80 treinos e 12 jogos de Setembro de 2009 a Janeiro de 2010. Confeccionaram 1100 lanches, acompanharam e treinaram os 116 atletas (masculinos e femininos) que estiveram presentes nesta iniciativa.



Queria também agradecer aos dirigentes da Associação Académica da Amadora, Associação da Juventude Salesiana, Associação Desportiva de Oeiras, Atlético Clube do Tojal, Clube Atlético de Campo de Ourique, Clube Desportivo de Paço de Arcos, Escola Secundária Stuart Carvalhais, Futebol Clube de Alverca, Grupo Desportivo e Recreativo "Os Lobinhos", Grupo Desportivo de Vialonga, Grupo Dramático e Desportivo de Cascais, Hockey Club de Sintra, Liga dos Melhoramentos e Recreios de Algés, Parede Foot-Ball Clube, Sport Alenquer e Benfica, Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Torres, União Desportiva e Cultural de Nafarros e União Desportiva Vilafranquense a disponibilidade e a amabilidade que tiveram em ceder os Pavilhões para as selecções Zonais treinarem.

Por fim um desejo. O desejo que as próximas edições da Detecção de Talentos e do Inter-Zonas, continuem a ser um êxito e uma festa do hóquei Patins.